terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Homenagem aos Bombeiros Madeirenses

Nesta altura de tristeza para o povo português e em particular para o povo da Madeira, um grande obrigado aos bombeiros da Madeira e a todos aqueles que procuram, nesta altura, minimizar os danos causados pelo temporal do último fim de semana.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Testemunho de Honório Fragata, filho do "nosso" Enfermeiro Fragata - B. V. Sá da Bandeira

Recebemos do nosso querido amigo Honório Fragata um mail, que se transcreve:

"PAZ. AGRADECIDO A DEUS POR ESTE BLOG. ONDE RECORDO 45 ANOS ATRAS, E PODER DIZER QUE É MERECEDOR DE HOMENAGEM.
SIM, RECORDO MEUS PAIS QUE TINHAM TANTO ORGULHO NELE.
DA CORRIDA NO FRAGAT, SEU CARRO E MEU FALECIDO PAI, ENFERMEIRO DOS BOMBEIROS.
A FABRICA DAS VELAS QUE ME DERAM UM BICHINHO E QUE ME FAZ MONTAR UMA DE SABAO PARA A LUTA CONTRA A TOXICODEPENDENCIA.....TANTA COISA...OBRIGADO DEUS POR ESSAS PESSOAS QUE ERAM EXEMPLO, QUE TANTO NECESSITAMOS AGORA PARA A JUVENTUDE EM VIOLENCIA.
DE CABO VERDE
UM ABRAÇO XICORONHO
HONORIO FRAGATA"

Obrigado, amigo Honório, pelas tuas palavras. Já tinha homenageado teu Pai em
http://comandantearmandocardososoares.blogspot.com/2008/05/homenagem-ao-enfermeiro-fragata-bv-s-da.html. Em minha casa sempre se sentiu a amizade do Enfermeiro Fragata, grande Bombeiro sem farda, da Dona Flora e filhos. Para nós, vocês eram da nossa família.
Um  grande abraço do Xinho (Lourinho como o teu Pai me chamava)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Homenagem a Carlos Cardoso dos Santos - Comandante dos B V Peso da Régua de 1959 a 1990

Recebi do amigo e Presidente da Direcção dos B V do Peso da Régua, Dr. José Alfredo Almeida, algumas fotos do Comandante Carlos Cardoso dos Santos, que foi Comandante daquela Corporação de 1959 a 1990. Enviou-me também o último discurso do Comandante Cardoso, em 1999, a propósito da atribuição do crachá de ouro pela Liga dos Bombeiros Portugueses, já no quadro honorário.
Foi no Peso da Régua que o Pai participou no 24º Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses, o 1º Congresso como Comandante dos Bombeiros Voluntários do Dafundo.
Não sei se o Comandante Cardoso e o Pai chegaram a ter algum relacionamento mais próximo, mas sei, pelo que o amigo Dr. José Alfredo Almeida me transmitiu, pelo último discurso do Comandante Cardoso, que se publica neste blogue, que os ideais dos dois eram iguais, quando diz que não os Bombeiros nada lhe devem, porque a sua acção foi pelo amor de servir o próximo, independentemente da sua côr, credo ou estatuto social.

Quartel dos Bombeiros Voluntários Peso da Régua - 1880

O seu último discurso

Durante a sessão solene do 119º aniversário da AHBV do Peso da Régua, que ocorreu no dia 28 de Novembro de 1999, o Comandante Cardoso (1959-1990) recebia a condecoração máxima da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Crachá de Ouro.
A estrutura nacional dos bombeiros portugueses reconhecia-lhe o mérito pessoal e profissional, ao longo de 31 anos ao comando dos bombeiros da Régua, depois de ter recebido a Medalha de Prata de Mérito Municipal, em 1984, na passagem dos seus 25 anos de serviço nos bombeiros reguenses.